Clique aqui e consulte nossas políticas.
BUSCA
Prefeitura Municipal de Pinhal de São Bento - PR
Acompanhe-nos:
Rede Social Instagran
História do Município

História do município de Pinhal de São Bento

Liderada por João Rute, um curandeiro que dirigia o destino de mais de setenta famílias, agrupadas em torno de um ideal religioso, denominavam Pinhal dos Rutes. Uma curiosidade entre os seguidores de João Rute, era o culto a um enorme pinheiro, cujos galhos formavam uma cruz, e outro era a proibição de criarem ou comerem animais que tivessem o casco partido. Marciano de Sá, responsável pela distribuição de terras na região de Pinhal de São Bento e Algemiro Mota (pioneiro), não gostavam do comportamento dos Rutes, e entraram em conflito aberto com a comunidade religiosa. Em 1954, em caravana, os seguidores de Rute levaram seus pertences em bruacas e cargueiros, o líder João Rute deixou um recado - não toquem no pinheiro, não o derrubem, pois quem fizer isto está amaldiçoado, assim como sua família - blasfemando que o lugar não iria se desenvolver caso a árvore fosse abaixo.

O pinheiro foi derrubado por Algemiro Geittenes, assim que o último dos Rutes deixou a localidade. Depois que a árvore foi derrubada o medo tomou conta da família Geittenes, então foram embora para o interior de Salgado Filho. Coincidência ou não, não demorou muito e Algemiro Geittenes foi morto em uma briga de festa, por causa de sua filha, e alguns moradores da localidade afirmam que se cumpriu parte da profecia.

Em 1958 chegaram a localidade nomes importantes para história como Primo Savoldi, Constantino Jeleznhk, Oswaldo Mazzuco pioneiros vindos do sul, que aqui construíram escolamoinhosserrarias, armazéns e outros comércios que a pequena população necessitava.

No final da década de oitenta formou-se uma Comissão de Emancipação que objetivava o desmembramento do núcleo, sendo presidida pelo então vereador Paulo Fiorese, que é professor na localidade. Pela Lei Estadual n.º 9.278, de 29 de maio de 1990, sancionada pelo governador Álvaro Fernandes Dias, foi criado o município de Pinhal de São Bento, com território desmembrado do município de Santo Antonio do Sudoeste. A instalação oficial ocorreu em 1º de Janeiro de 1993.

(Fonte: livro - O Paraná e seus Municípios. Colaboração: Giovanni Fiorese)

Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024